sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Redes sociais e comunidades virtuais interativas

   O nosso encontro de hoje aborda um assunto pertinente ao momento atual da nossa sociedade. As redes sociais e comunidades virtuais misturam tecnologia, interação dos participantes e troca de informações. Possibilitam a cooperação e a construção de conhecimento necessário para o desenvolvimento dos indivíduos.
     Conforme Amaral (200?, p. 2) “As redes sociais emergem nos últimos anos como um padrão organizacional capaz de expressar, em seu arranjo de relações, as ideias políticas e inovadoras , nascidas do desejo de resolver problemas atuais.” Como observamos a origem das redes sociais tinha como objetivo a participação dos seus membros com o intuito de resolver questões que atingissem diretamente à sociedade. Dessa maneira, poderiam ser tomadas decisões em conjunto, visando atender as carências e demandas socialmente manifestadas.
     A emergência das redes sociais tem uma denotação cultural e apresenta a verbalização explícita das nossas idéias e pensamentos que dão sentido para a formalização de novos valores e tendências. Como comenta Amaral (200?, p. 2) é a base das relações, integração e cooperação, [...] que muitos vêem como a tônica das sociedades do futuro.
     Outro elemento que se encontra fortemente ligado às redes sociais é Web 2.0 semântica. A Web 2.0 é uma continuação da Web sintática que todos nós conhecemos. Silva (200?, p. 6) “A Web 2.0 são aplicações desenvolvidas na plataforma web que viabilizam a participação ativa dos participantes.” Nesse sentido a Web 2.0 maximiza o aproveitamento da inteligência coletiva.
     Dando uma definição de redes sociais, Silva (200?, p. 13) manifesta que: “Rede social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos.” Outro significado de redes sociais pode ser citado extraindo as informações apresentadas no vídeo da VipzeBrazilvix: 
[ . . . ] uma rede social é uma página da internet onde as pessoas se encontram, criam a sua rede de amigos, se reúnem em grupos ao redor de interesses comuns, como a música, o trabalho, o cuidado com o meio ambiente ou simplesmente para conhecer gente nova [ . . . ]” (VIPZEBRAZILVIX, 200?, informação verbal).

       Figura 1: O que são as redes sociais (VipzeBrazilvix)
                         Fonte: YouTube Videos
    
     Sobre a utilização dessas redes, em âmbito global, alguns dados estatísticos são apresentados em diferentes meios de comunicação. As informações coletadas expressam que temos 1 bilhão de pessoas nas redes sociais e 55% dessas tem mais de 35 anos de idade. (FANTÁSTICO, 2009, informação verbal). Essa “encontro” de pessoas na web cria uma nova modalidade de acesso e trocas de informações, de colaboração e participação entre seus integrantes, permitindo a livre opinião e a construção de novos modelos de sociedade.
     Outro fenômeno da web 2.0 semântica, as comunidades virtuais são cada vez mais utilizadas por pessoas de todas as idades e profissões. Conforme alguns pensadores, apreciamos que as comunidades sociais sejam:

[ . . . ] um tecido de relações sociais, que pode estar fundamentada em uma território (uma cidade), em interesses comuns (associações, clubes), ou em características comuns dos sujeitos (colégios de advogados), mas a comunidade que nos interessa sobre tudo que supõe uma defiinição da interação humana como constitutiva da realidade social, redimensionando o sujeito como pessoa socializada em um grupo concreto, com suas representações sociais e valores culturais. (ARCE; PÉREZ, 2001, p. 216, tradução nossa).

      As comunidades virtuais seguem a mesma tendência das redes sociais. Elas permitem a circulação da informação, usam a Internet como espaço de conversação e como potencial espaço de congregação e mobilização, são contruidas pela apropriação e como protagonista principal, elas contam com as pessoas como fator obrigatório.
     A comunidades se criam conforme os grupos e interesses sociais desses grupos. O compartilhamento de gostos e ideias permite a sua constituição. Elas são mantidas através da consolidação da comunicação, na busca de objetivos que satisfaçam necessidades coletivas de informação.

Figura 2: Redes sociais
Fonte: YouTube Imagens

    
    O profissional da informação (museólogo, bibliotecário e arquivista) pode utilizar as redes e comunidades virtuais dentro de suas unidades de informação, buscando o diálogo e a troca de informações com seu público. Isso leva a uma relação de confiança, criando um clima agradável e de bem-estar. A utilização das redes sociais deixa o usuário mais à vontade para fazer sugestões, comentários, refletir sobre possíveis mudanças relacionadas com os serviços e recursos que o centro de documentação lhes oferece. Esse diálogo permite trabalhar na qualidade dos produtos e serviços que as unidades de informação oferecem, buscando a otimização e o desenvolvimento de novas alternativas de recuperação da informação.
     A nova modalidade de acesso às fontes de informações digitais reflete mudanças de comportamento na sociedade e do profissional da informação, responsável por tratar, organizar e disseminar informações de todos os tipos e nos mais variados suportes informacionais. O profissional da informação tem o compromisso de conhecer esses novos meios de comunicação, tem a responsabilidade pela operacionalidade e busca das informações em formato digital, que visem suprir as necessidades informacionais dos usuários,  indicando os caminhos corretos para eles encontrarem o que necessitam, seja nas redes sociais como em comunidades virtuais.
     Existem muitas unidades de informação que usam as redes sociais como mecanismo de interação com seus usuários. Rozados (200?, p. 17) apresenta alguns exemplos de redes sociais relacionados com a Biblioteconomia, entre eles: A Teacher Librarian Network, que é uma rede social dedicada aos bibliotecários e educadores. Os participantes dessa comunidade podem participar de fóruns, criar blogs e grupos sobre temas específicos. Outro espaço colaborativo é o Bibliotecários 2.0, sendo uma rede social que utiliza tecnologias Web 2.0, no desempenho de atividades do profissional da informação e documentação.



REFERÊNCIAS


AMARAL, V. Redes: uma nova forma de atuar. [s.l.]: [s.n.], [200?].

ARCE, V. S.; PÉREZ, T. S.  Las comunidades virtuales y los portales como escenarios de gestión documental y difusión de información.  Anales de Documentación, Múrcia, n. 4, p. 215-227, 2001.

FANTÁSTICO. Redes Sociais na internet. [São Paulo]: [s.n.], 2009. 1 video (5:21 min.). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=-CnYL5Jml6Q>. Acesso em: 11 nov. 2011.

ROZADOS, H. B. F. Comunidades virtuais e redes sociais. Porto Alegre: FABICO/UFRGS, [200?]. 20 transparências.

SILVA, R. S. da. Web 2.0: o poder do compartilhamento nas redes sociais. [s.l.]: [s.n.], [200?]. 26 transparências.
VIPZEBRAZILVIX.  O que são as redes sociais. [s.l.]: [s.n.], [200?]. 1 video (2:55 min.). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=pEZClyqnNEM&feature=related>. Acesso em: 11 nov. 2011.  

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