segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Repositórios de vídeos acadêmicos

     Neste mundo tecnológico e avançado, se faz necessário a organização da informação, de maneira que permita a recuperação nas fontes, das publicações e trabalhos científicos necessários para a realização de novas pesquisas. Um instrumento apropriado para a guarda de toda a produção intelectual são os repositórios.
     Neste contexto e de acordo com o Glossário do IBICT (apud Ferreira, 2007, p. 79): “os repositórios são sistemas de informação que armazenam, preservam, divulgam e dão acesso à produção intelectual de comunidades científicas. Incentivam e gerenciam a publicação pelo pesquisador (auto-arquivamento), utilizam tecnologia aberta e podem ser acessados por diversos provedores de serviços nacionais e internacionais.”
     Os repositórios se dividem em duas classes: os temáticos são os repositórios relacionados com uma área especializada do conhecimento e, os institucionais, que segundo Linch (2003 apud FERREIRA, 2007, p. 79) ”[...] se constituem em um conjunto de serviços oferecido para uma dada instituição aos membros de sua própria comunidade para a gerência e disseminação dos materiais digitais criados por ela, ou seja, seu foco é a memória técnica de uma dada instituição que pode ser composta por trabalhos publicados e/ou originais e apresentados em distintos formatos, suportes e tecnologias.”
     A diferença entre um repositório simples e um institucional está manifestada na questão de que em um repositório institucional, os benefícios de maximizar o impacto do trabalho científico e da publicação de um pesquisador são mais sentidos pelo próprio investigador e pela instituição que ele representa. A conseqüência dessa visibilidade e acessibilidade, a partir do auto-arquivamento das publicações nos repositórios, é o maior benefício que a entidade consegue através dos subsídios para futuras investigações, além do reconhecimento e prestigio alcançado pelos trabalhos.
     Sempre pensando nos repositórios como sistemas de armazenamento da informação, podemos incluir também os repositórios de vídeos. Segundo Rozados ([20--?], p. 2) os repositórios de vídeos são “sistemas de captura, tratamento, organização e recuperação da informação multimídia – vídeos.” Eles são ferramentas apropriadas e úteis na educação, onde os alunos podem utilizar o recurso de uma maneira mais amigável e simples, interagindo com os professores através de vídeos-aula.
     Dessa interação dos repositórios de vídeos e a educação nasceram os repositórios de vídeos acadêmicos. Neles os conteúdos são meramente focados para a aprendizagem do aluno. Os vídeos não precisam ser assistidos exclusivamente em sala de aula, também podem ser utilizadas as plataformas de ensino à distância.
     De acordo com o pensamento de alguns autores, entre eles Moran (1995) os repositórios de vídeos acadêmicos podem ser utilizados de maneira a atender distintos interesses e públicos. Ainda Moran (1995) comenta que os fins podem ser tanto para a sensibilização (introduzir um novo assunto e despertar curiosidade), como ilustração (complemento do assunto abordado), como simulação (relaciona a teoria com a prática através da experiência), como conteúdo de ensino (o próprio tema a ser estudado), como produção (dos próprios alunos), como avaliação (dos alunos e professores), como espelho (como análise individual e grupal) e por fim, como integração/suporte (conhecimento de outras mídias).
     Citando alguns exemplos de repositórios de vídeos acadêmicos temos o Vimeo: <http://www.vimeo.com/>. O Vimeo foi criado por cineastas e criadores de vídeo que queriam compartilhar os seus trabalhos. Os vídeos do repositório não devem infringir os direitos autorais nem ser usados para fins comerciais. Conforme Natal (2010) o Vimeo apresenta boa qualidade e é favorito dos profissionais para exibir seus portfólios e trabalhos inéditos.
      Outro ótimo exemplo de repositório de vídeos acadêmicos é o YouTube Edu: <http://www.youtube.com/education>. Ele disponibiliza vídeos educativos de todas as áreas do conhecimento, podendo ser acessado por qualquer pessoa e desde qualquer lugar. O YouTube Edu foi apresentado ao público em 2009, representa uma categoria do YouTube é possível encontrar vídeos sobre aulas ministradas por professores, projetos de pesquisa, etc.
     Um terceiro modelo de repositórios de vídeos acadêmicos é o Zappiens: <http://zappiens.br/portal/home.jsp>.  Zappiens.br é um projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil para divulgação, disseminação e distribuição de conteúdos digitais em língua portuguesa. Neste site é possível encontrar materiais disponibilizados por diversas instituições, entre elas o Arquivo Nacional, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNEP, a Universidade de São Paulo – USP e a Universidade de Campinas – Unicamp.  Este projeto experimental foi disponibilizado em fevereiro de 2010 e criado em parceria entre as instituições anteriormente citadas.
      Portanto, os repositórios de vídeos são perfeitos aliados dos professores na busca da transmissão do ensino e da aprendizagem na sala de aula. Podem ser usados como complemento, incluindo a modalidade do ensino à distância-EAD. Permitem a integração dos recursos tecnológicos que ultrapassa as limitações espaço-temporais da sala de aula.




REFERÊNCIAS

FERREIRA, S. M. S. P. Repositório institucional em comunicação: o projeto Reposcom implementado junto à Federação de Bibliotecas Digitais em Ciências da Comunicação. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n. esp., 1º sem. 2007. 
MORAN, J. M. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. 1995. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm>. Acesso em: 09 out. 2011.

NATAL, B. YouTube e Vimeo promovem as suas primeiras competições de vídeos. O Globo, São Paulo. 2010. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/09/30/youtube-vimeo-promovem-as-suas-primeiras-competicoes-de-videoa-922669427.asp>. Acesso em 10 out. 2011.


ROZADOS, H. B. F. Repositórios de vídeos. [20--?]. 20 transparências. Disponível em: <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/course/view.php?id=10743>. Acesso em: 08 out. 2011.


VIMEO. Repositório de vídeos. 2011. Disponível em: <
http://www.vimeo.com/>. Acesso em: 08 out. 2011.


YOUTUBE. Histórico da empresa: YouTube Edu. 2010. Disponível em:
<http://www.youtube.com/education>. Acesso em: 07 out. 2011.
 


ZAPPIENS. Sobre o projeto. 2010. Disponível em: <http://www.zappiens.br/portal/visualizarTexto.jsp?midia=sbprojeto>. Acesso em: 07 out. 2011.


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