quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Jornais eletrônicos: novos caminhos

     
     O primeiro aspecto relevante como conseqüência do surgimento do jornal eletrônico foi a discussão gerada sobre a sobrevivência do jornal impresso. Muitas teorias e opiniões despertaram o interesse dos profissionais para pesquisarem sobre esse assunto. Conforme Quadros (2002) os pesquisadores das Ciências da Comunicação se preocuparam também em investigar sobre esse tema relacionado ao estado da arte do jornalismo on-line.
     Partindo dessa discussão criada, posso acrescentar que sempre existiram os questionamentos e as incertezas perante as novas inovações tecnológicas. Rapidamente se pensa na substituição, desconsiderando os formatos informacionais convencionais. Quase sempre o novo desperta curiosidade, tornando-nos fiéis consumidores e com ânsia de experimentar.
     Acredito que o jornal eletrônico e o jornal impresso podem caminhar juntos no mesmo sentido e com o mesmo objetivo, suprir as demandas informacionais dos usuários. Entretanto, o boom dos jornais digitais entre 1995 e 1996, como comenta Quadros (2002) junto como o elevado preço das assinaturas dos periódicos impressos e os avanços tecnológicos e científicos, abriram uma apreciada vantagem em favor destes com relação ao custo/benefício.
     Desde essa perspectiva e conforme comenta Mielniczuk (2001) o atual cenário tem como protagonistas principais as empresas e as editoras, que com o surgimento de iniciativas destinadas exclusivamente para a Internet, modificam os costumes e propõem mudanças no curto prazo. Mielniczuk (2001, p. 2) continua explicando que: “São sites jornalísticos que extrapolam a idéia de uma simples versão para a Web de um jornal impresso e passam a explorar de forma melhor as potencialidades oferecidas pela rede. Tem-se, então, o webjornalismo.” Desde esse olhar, a tendência dos jornais impressos se tornarem eletrônicos é manifestada pela potencialidade e customização, além da rapidez e efetividade característica da tecnologia, na busca da obtenção precisa das informações requeridas. Outros elementos interessantes que Bardoel e Deuze (2000 apud Mielniczuk 2001, p. 3) mencionam ao estudar as características do jornalismo desenvolvido para a web são os seguintes: [...] interatividade, customização de conteúdo, hipertextualidade e multimidialidade.
     Na atualidade, a tendência dos jornais impressos se tornarem eletrônicos ganhou força. De fato, existe toda uma mudança de paradigma que teve origem a partir das seguintes causas: em primeiro lugar se faz referência aos usuários ou população-alvo. As pessoas têm a característica de ser mediáticas e consumidoras de todas as novas descobertas e inovações tecnológicas emergentes. Hoje qualquer integrante da comunidade se comunica através da web e da Internet. Relacionando as causas dos jornais impressos se tornarem eletrônicos com a web, Alves (2006) comenta que a mesma oferece um alcance global, sem barreiras, possibilitando o acesso às fontes de informação digitais, desde qualquer lugar do mundo. Ainda Alves (2006) continua dizendo que a indexação no meio virtual permite a acumulação de conteúdo, sendo possível utilizar essas informações para pesquisas futuras. A web fornece interatividade e cooperação entre os usuários, nos permite a participação e a construção de críticas, comentários e sugestões on-line. O leitor tem o direito da liberdade da escolha, quais jornais e notícias ele quer consumir, e sem a necessidade de aceitar tudo o que lê, como acontecia e acontece com os jornais impressos ainda existentes.
     Toda essa discussão gerada em volta à mudança de paradigma tem um alto grau de impacto nos canais de informação, pois como continua nos dizendo Alves (2006, p. 98): “A novidade é que temos à nossa disposição um meio que tem a capacidade de absorver as características de todos os outros meios. A internet pode ser rádio, TV, jornal, revista, tudo ao mesmo tempo.” Portanto, o jornal eletrônico simplifica e facilita o acesso as notícias por meio do recurso tecnológico que é a web.

Figura 1: Jornal eletrônico
Fonte: Google Imagens

     Para os profissionais da informação é um desafio que deve ser encarado com responsabilidade e dedicação. A capacitação e qualificação devem vir à tona, a atualização dos recursos tecnológicos de busca devem ser aprimorados dentro de uma unidade de informação. A operacionalidade das novas ferramentas tecnológicas envolve também o tratamento da informação: a catalogação e a classificação.



REFERÊNCIAS





ALVES, Rosental Calmon. Jornalismo digital: dez anos de web... e a revolução continua. Comunicação e Sociedade, [s.l.], v. 9-10, p. 93-102, 2006. Disponível em: <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=101617>. Acesso em: 14 out. 2011.

MIELNICZUK, Luciana. Características e implicações do jornalismo na Web. In: CONGRESSO DA SOPCOM, 2., 2001, Lisboa. Anais… Lisboa: Universidade Lusófona, 2001. Disponível em: <http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2001_mielniczuk_caracteristicasimplicacoes.pdf>. Acesso em: 14 out. 2011.


QUADROS, Claudia Irene de. Uma breve visão histórica do jornalismo on-line. In:
CONGRESSO ANUAL EM CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, XXV., 2002, Salvador. Núcleo de Pesquisa Jornalismo. Salvador: 04 e 05 set. 2002. Disponível em: <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=101615>. Acesso em: 13 out. 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário