sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Jornais digitais nacionais e internacionais: notícias para todos

     A notícia que está dando volta ao mundo, sem lugar a dúvidas , é a morte do ex-ditador da Líbia, Muammar Kadafi. Em meio a comemorações locais, diversos jornais nacionais e internacionais estão abordando o assunto de maneira apropriada e disponibilizando as notícias em seus sites a medida que os fatos vão acontecendo. 
     Os jornais digitais escolhidos para a análise quanto à abordagem e cobertura que cada um lhe deu à notícia da morte do ex-líder líbio são: El Clarín e La Nación (Argentina) e O Globo e Zero Hora (Brasil).
     El Clarín apresenta um vídeo como notícia principal, com o ditador Kadafi pedindo clemência para os rebeldes, momentos antes de ser assassinado. A notícia principal mostra subdivisões: fotos atuais relacionadas com a captura do militar, repasso da  história ao longo dos 42 anos do mandato e outras notícias comentando a detenção de um dos filhos de Kadafi.
                            Figura 1 - El Clarín.com
                    
                                        Fonte: Google Imagens

     La Nación não apresenta vídeos e destaca os vínculos que o ditador Muammar Kadafi tinha com a Argentina e com algumas personalidades famosas tais com: a presidente Cristina Kirchner e o futbolista Diego Maradona.

                                     Figura 2 - La Nacion.com
                                                Fonte: Google Imagens
   
     Já o jornal brasileiro O Globo traz como anúncio a notícia da criação de um comitê líbio para investigar a morte de Kadafi, que segundo rumores teria sido executado e não morto durante um tiroteio, como asseguravam as autoridades locais.

                                    Figura 3 - O Globo on-line
                                               Fonte: Google Imagens
    

     O jornal Zero Hora apresenta uma cobertura bem completa do fato, destacando a incertidumbre provocada com a morte de Kadafi com relação ao próximo governo a ser eleito e a criação do Conselho Nacional de Transição líbio.

                                          Figura 4 - Zero Hora on-line
                                               Fonte: Google Imagens    


     Como ponto comum a todos os jornais em meio eletrônico se destaca a cobertura atualizada da notícia da morte de Muammar Kadafi, ex-ditador da Líbia. Como pontos divergentes, considero que os jornais argentinos são mais partidários e tendenciosos,  buscando constantemente estabelecer uma conexão do regime imposto por Kadafi e o governo atual da presidente Cristina Kirchner. É de público conhecimento o conflito existente entre El Clarín, que obstenta ou obstentava até pouco tempo atrás, o monopólio informacional e o governo K, com a censura travada e as investigações sobre a suposta origem dos filhos da presidente do jornal mais popular da Argentina. Essa controvérsia causou mandatos e que se abrisse novamente os arquivos pertencentes à ditadura militar.
     Entretanto, os jornais brasileiros dão uma cobertura menor ao fato da morte de Kadafi. Eles dão menor relevância, sem deixar de publicar as informações pertinentes à notícia, porém, apresentam menor quantidade de conteúdo, deixando visível outros assuntos, não menos importantes do âmbito local.
     Penso que os usuários de sistemas de informação devem receber as notícias livres de qualquer tendência e distorsão. Devem ser entendidas as informações relacionadas ao fato tal como aconteceu, sem interferências e ruídos, que possam causar desagrado e desprazer pela prática da leitura.
        
     

REFERÊNCIAS





EL CLARÍN.COM. Un video revela el pedido de clemencia de Kadafi al ser capturado. El Clarín, Buenos Aires, 2011. Disponível em: <http://www.clarin.com/mundo/demora-funeral-Kadafi-investigacion-muerte_0_576542516.html>. Acesso em: 21 out. 2011.


LA NACION.COM. Khadafy en tapa: un trofeo mediático de la aldea global. La Nación, Buenos Aires, 2011. Disponível em: <http://www.lanacion.com.ar/1416577-khadafy-en-tapa-un-trofeo-mediatico-de-la-aldea-global>. Acesso em: 21 out. 2011.


O GLOBO ONLINE. CNT cria comitê para investigar morte de Kadafi. O Globo, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/10/24/cnt-cria-comite-para-investigar-morte-de-kadafi-ong-denuncia-execucoes-em-sirta-925640405.asp>. Acesso em: 21 out. 2011.


ZEROHORA.COM. Conselho Nacional de Transição líbio afirma que Kadafi está morto. Zero Hora, Porto Alegre, 2011. Disponível em: < http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Mundo&newsID=a3533213.htm>. Acesso em: 21 out. 2011.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário