quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Microblogs: canais alternativos

     O microblog é um meio de comunicação que entrou neste mundo digital com o objetivo de permitir a interação e a disseminação das informações de uma maneira mais rápida e ágil. Neste contexto, a informação produzida em grandes quantidades junto com a exigência cada vez maior dos usúarios acelera o processo do acesso, na medida e no momento em que os fatos da vida quotidiana se manifestam.
     De acordo com Zago (2008, p. 3): "Microblogs podem ser considerados como espécies de 'blogs simplificados', na medida em que possuem os recursos inerentes ao formato blog (como publicação de conteúdo em ordem cronológica inversa, e as demais características dos blogs), mas de forma simplificada. A principal diferença diz respeito ao fato de que as atualizações possuem limitações de tamanho, como no caso da ferramenta Twitter, na qual cada atualização não pode ultrapassar o limite de 140 caracteres (que é também o tamanho máximo permitido em uma mensagem de celular)."
     Os microblogs também apresentam duas características adicionais que os identificam: a mobilidade e a arquitetura aberta de informações. Conforme Zago (2008, p. 4): "A mobilidade se traduz pelo fato de que as atualizações podem tanto ser feitas quanto recebidas através de dispositivos móveis. Já a arquitetura aberta de informações se dá pelo fato de que as ferramentas de microblogs em geral possuem a API liberada. A API são pacotes de programação de dados, que permitem diversas recombinações por parte de desenvolvedores, o que pode culminar na criação de ferramentas derivadas (o que inclusive pode resultar em novas maneiras de se atualizar e receber atualizações) e também na criação de mashups1."
     O microblog Twitter é o protagonista mais emblemático desta nova ferramenta informacional das redes sociais existentes no mundo. Segundo o pensamento de Rodrigues (2009, p. 2): "O Twitter é a mais popular das ferramentas de microblogs – multiplataforma de atualizações curtas, que combina características de blog e rede social –, e as suas possibilidades de uso ainda estão sendo descobertas." Analisando a contextualização da autora citada, o Twitter é o canal transmissor de comunicação que conseguiu atender essa necesidade de divulgação, de um modo preciso, eficiente e dinâmico.
     Outro dado importante citado por Rufino (2009, p. 11) aborda a questão de que " [...] os usuários podem publicar notícias e compartilhar informações através de celulares e de outros equipamentos e não apenas por meio do computador." Entende-se com esse conceito que usar o Twitter como recurso informacional é muito simples e está ao alcance de todos.
     A modo de exemplo seguem alguns vídeos explicativos com tutoriais de como usar o microblog Twitter:

Microblog Twitter - Tutorial sobre uso

    
     A agilidade na publicação das informações, embora seja em mensagens curtas e em até 140 caracteres, possibilita às unidades de informação (bibliotecas, arquivos, museus, etc.) disponibilizar informações quanto aos recursos e serviços, aquisição das novas obras e principalmente, permite aos usuários interagir e participar das decisões, construindo e alimentando o diálogo contínuo, através de uma ferramenta de uso natural e flexível.
     A cada dia mais centros de informação estão adotando o Twitter como canal de contato. A vigência e a manutenção do diálogo se tornam vitais para o relacionamento entre o público e a unidade. Algumas bibliotecas que aceitaram e se familiarizaram com o microblog Twitter são: 


     Com relação ao uso do Twitter nas empresas, é fundamental para o sucesso das vendas por parte da instituição que divulga alguma mercadoria. Conforme expressam Sousa e Azevedo (2010, p. 6)  "[...] elas podem a partir de 140 caracteres, divulgar produtos, serviços, eventos, etc. para seus seguidores."
     Sem dúvida alguma o Twitter se tornou uma ferramenta de participação muito poderosa. O nosso poder de expressão se expandiu ainda mais e nós só temos a ganhar, se fizermos o uso correto desses recursos informacionais. Os ambientes informacionais adotam o Twitter, o que beneficia a participação do todos, tanto dos usuários como dos profissionais da informação. A cooperação nessas redes nos faz sentir incluídos, onde é possível compartilhar problemas e necessidades e enfrentá-los juntos. 
     Portanto, o microblog Twitter é um canal alternativo de comunicação e disseminação da informação que permite o intercâmbio e a divulgação. A sua consolidação se dará de acordo aos padrões de aceitação e uso. Considero que os centros de informação podem aproveitar os recursos que o Twitter de modo a provocar o interesse dos usuários pelos seus serviços e produtos.


1Mashups são misturas criadas a partir de dados provenientes de mais de uma fonte, como no caso do uso da API de um determinado site ou serviço para a construção de um produto derivado.  


REFERÊNCIAS


AZEVEDO, L. E.; SOUSA, L. M. M. de. O uso de Mídias Sociais nas empresas: adequação para cultura, identidade e públicos. In: IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, 2010, Rio Branco. Anais... Rio Branco: UFAM, 2010.


RODRIGUES, C. O que você está fazendo agora? Três contribuições para o debate sobre microblogs. Alceu, Rio de Janeiro, v. 9, n. 18, p. 148-161, jan./jun. 2009. Disponível em: < http://publique.rdc.puc-rio.br/revistaalceu/media/Alceu%2018_artigo%2011%20(pp148%20a%20161).pdf>. Acesso em: 31 ago 2011.


RUFINO, A. Twitter: a transformação na comunicação e no acesso às informações. In: XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2009, Teresina. Anais...Teresina: UFC, 2009. Disponível em: <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/file.php/14041/AULA_11_Microblogs/Twitter_comunicacao_informacao.pdf.>.
Acesso em: 31 ago 2011.


ZAGO, G. S. O Twitter como suporte para produção e difusão de conteúdos jornalísticos. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, n. 21, 2009. Disponível em: <http://www.uff.br/ciberlegenda/ojs/index.php/revista/article/view/2/14>. Acesso em: 21 set. 2011.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário