quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Fotografias: registros de memória

     A conservação das fotografias nos permite preservar os acontecimentos passados de um povo. Nesse sentido, as imagens adquirem um valor importante dentro da sociedade, elas retratam a memória e os fatos que se misturam com os sentimentos e as emoções.
     A manutenção das informações contidas nesses suportes oferecem às pessoas conhecerem a sua história e evolução ao longo do tempo. As fotografias fazem parte da cultura de uma nação, são documentos e provas da existência do cenário e dos artistas que compõem o ciclo da vida.
     Para nós, futuros bibliotecários, o assunto da preservação dessas fontes informacionais representa um trabalho que busca despertar o interesse e a curiosidade nos cidadãos. Conhecer os costumes e tradições sugere interpretar e refletir sobre os momentos passados, provoca apreender a realidade, nos obriga a conhecer e estruturar as bases que servirão de pilares para nossa cultura.
     Com relação ao uso da fotografia como documento e fonte de informação, Silva (20--?, p. 5) comenta que: "[...] é necessário do profissional da informação além dos conhecimentos técnicos, a sua capacidade cognitiva para avaliar o conteúdo das imagens, buscando compreender que o documento tem uma natureza diferenciada, devido a sua linguagem não-textual, e requer uma leitura e interpretação para posterior consulta e recuperação da informação e disseminação junto aos usuários - pesquisadores de diversas áreas do conhecimento." Essa citação expressa o papel do bibliotecário como profissional capacitado que atua como nexo entre o suporte informacional e o usuário que procura satisfazer as suas demandas.
     Segundo as apreciações de Borges (2005, p. 37 apud BRIGIDI, 2009, p. 20): "Ao possibilitar o constante desejo de eternizar a condição humana, por certo transitória, a imagem fotográfica se aproxima de outras iconografias produzidas no passado. Como essas, a fotografia também desperta sentimentos de medo, angústia, paixão e encanto. Reúne e separa homens e mulheres, informa e celebra, reedita e produz comportamentos e valores. Comunica e simboliza. Representa." Com isto, se destaca a importância da fotografia como fonte informacional capaz de congelar o tempo, de processar, de gravar e registrar os momentos em um documento, de preservar imagens temporais, de garantir a memória coletiva dos homens.
     Portanto, a função do profissional da informação deve visar a preservação desses suportes. A coleta, a recuperação, a guarda e a disponibilização são fundamentais para que os usuários consigam recuperar e conhecer a essência das suas raízes.

Figura 1 - Artistas da vida
Fonte: Google imagens



REFERÊNCIAS


BRIGIDI, F. H. Fotografia: uma fonte de informação. Porto Alegre: FABICO/UFRGS. 2009.


SILVA, R. C. da O profissional da informação como mediador entre o documento e o usuário: a experiência do acervo fotográfico da Fundação Joaquim Nabuco. [s.l.], [20--?].


Nenhum comentário:

Postar um comentário