sexta-feira, 19 de agosto de 2011

BLOGS: democratização da informação

Gonzalo Rubén Alvarez
   

    
     Os avanços tecnológicos nos permitem utilizar novas ferramentas informacionais. Neste contexto, os blogs são vistos como ótimos canais de comunicação e de participação entre os seus seguidores. Nos permitem pensar em uma democratização da informação, que se evidencia a partir da liberdade que cada um tem para escrever e desenvolver ideias e conhecimentos sobre um assunto de interesse.

      São eles ainda, caminhos cooperativos pouco percorridos pela sociedade. Essa situação tal vez se dê pelo fato de serem uma ferramenta informacional relativamente nova, e sem muita promoção, de modo que permita estimular às pessoas quanto ao seu uso. Entretanto, os que se valem desse recurso vivenciam experiências de compartilhamento da informação, contribuem para um maior enriquecimento do conteúdo, exploram os motores de busca, popularizando os saberes escondidos até então.

     Araujo (2010, p. 201) comenta que: "Os blogs são parte de uma crescente conjunção de comunicação pessoal e ferramentas de gerenciamento de informação, fornecem um mar infinito de histórias e links." Essa contextualização expressa os conceitos de interação das mentes humanas, a associação de visões e a oportunidade de difusão dos pensamentos.

     A interação social, anteriormente mencionada, cria as redes de participantes. Essa apropriação do tempo e espaço nos conduzem ao mundo da complexidade virtual. O impacto social quanto ao uso e troca de informações é significativo. Recuero (2007) ressalta o valor dos sistemas de publicações de fotografias na Internet (Fotoblog) por seus seguidores (fotologueiros) e de como essa apropriação, que se reflexa através do consumismo, reflete na rede social constituída no sistema. A própria autora continua dizendo que o Fotoblog [...] é utilizado como forma de construir uma identidade individual que pode ser reconhecida pelos demais e como espaço de interação, onde é possível perceber a estrutura das redes sociais."

     Blogs ou Fotoblogs devem ter uma função social. O caráter informativo meramente do conteúdo abre espaço para o opinativo e o construtivo. Essas características são essenciais para que eles possam sobreviver no futuro como canais de comunicação e informação. Segundo Sousa (2007, p. 5) os blogs deverão difundir as manifestações das pessoas mais no sentido da crítica construtiva do que da informacional. O autor continua apresentando que de não ser assim "[...] eles terão enormes dificuldades em concorrer ao mesmo nicho de mercado ocupado pelos canais de comunicação de massa."

     Na área da Ciência da Informação, o blog é uma pequena parcel dentro de um complexo sistema informacional. Conforme Sousa (2007) ele é mais um suporte que deve ser considerado e que pode ser explorado com os mesmos fins do que qualquer outro. Ignorar que existem outros meios é limitar e condicionar o acesso, é parar no tempo e principalmente, é uma maneira de não assumir o direito que cada um tem, perante a sociedade, da emissão de opinião e crítica.

     Portanto, refletindo sobre a função e importância dos blogs, concluo que precisamos de mais "formadores de opinião" para poder discutir e questionar os assuntos que nos atingem no dia-a-dia. Os blogs são uma ótima ferramenta, neste mundo digital atual, que nos concedem a chave da liberdade.
    

REFERÊNCIAS

ARAÚJO, Paula Carina de. O blog "na era da informação" como ferramenta de compartilhamento de informação, conhecimento e para a promoção profissional. Revista ABC: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 201-213, jan./jul., 2010. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/view/676>. Acesso em: 18 ago. 2011.


RECUERO, Raquel. Tipologias de Redes Sociais Brasileiras no Fotolog.com. Trabalho submetido ao NP de Tecnologias da Informação e Comunicação, VII Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom, Santos/SP, 2007.



SOUSA, P. J. et al. A blogosfera: perspectivas e desafios no campo da Ciência da Informação. Cadernos BAD: Associação portuguesa de bibliotecários, arquivistas e documentalistas, Lisboa, v. 1, n. 1, p. 87-106, 2007. Semestral. ISSN 0007-9421.




Nenhum comentário:

Postar um comentário