terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Avaliação do blog "Cultura Digital"

1 APRESENTAÇÃO
          O blog “Cultura Digital” pertencente à disciplina “Informação em Mídias Digitais”, ministrada pela professora Helen Beatriz Frota Rozados, foi criado utilizando a ferramenta Blogger, devido a que eu já tinha uma conta Gmail do Google. Dessa maneira, foi possível aproveitar os dados do meu login (e-mail e senha).
          Com relação ao processo de seleção dos conteúdos, decidi colocar no meu perfil uma foto e uma sucinta apresentação pessoal, permitindo-lhes aos usuários, dessa maneira, conhecerem o autor do blog. Também disponibilizei alguns links de jornais nacionais e internacionais, completando o caráter informativo do blog, sendo ele um ambiente virtual de leitura. Coloquei algumas informações relacionadas com a tradução da página, interessante para os visitantes internacionais e que não tiverem domínio com o idioma português, elaborei uma lista de blogs que acompanho, coloquei um mapa identificando os acessos dos visitantes e os lugares aos quais pertencem, uma barra com os vídeos do YouTube mais recentes, os seguidores do meu blog, o pronóstico do tempo, os marcadores para poder utilizar como indexadores no acesso aos posts, o arquivo do blog com todos os posts relacionados mês a mês. O blog não apresenta imagens como fotos na página principal.
          Durante as postagens não surgiram grandes dificuldades, utilizei a caixa de texto do blog para digitar as informações contidas nos posts. Fiz escolha de um layout simples, em uma cor escura, que permitisse, dessa maneira, destacar a cor da fonte do texto, melhorando a visualização. Coloquei imagens e vídeos nos textos de maneira complementar, enriquecendo os trabalhos dos assuntos relacionados com a disciplina.

2 AVALIAÇÃO
          O aspecto positivo foi a aprendizagem adquirida com a utilização desse novo suporte informacional. Permite a interação entre as pessoas, fomentando o diálogo, comentários e a troca de opiniões e formulação de novos conceitos sobre um assunto. Considero que não houve pontos negativos, e sim algumas limitações quanto ao domínio da ferramenta e potencialidade dos recursos oferecidos.
          Quanto à potencialidade desse suporte digital informacional, considero muito útil e aproveitável para a divulgação das produções intelectuais de um autor, permitindo conhecer os seus trabalhos, idéias, pensamentos e a linha temática. O blog “Cultura Digital” continuará ativo, oferecendo publicações dentro da área da Ciência da Informação, mais especificamente, a Biblioteconomia.
          Avaliando a disciplina “Informação em Mídias Digitais”, posso dizer que cumpriu com a minha expectativa. Sugiro que a disciplina continue sendo oferecida, além do número de alunos matriculados, pois permite desenvolver e aperfeiçoar o hábito da escrita e raciocínio. Essa possibilidade faz às pessoas pensarem e refletirem sobre os assuntos pertinentes à nossa área, elaborando conteúdos e usando os blogs como repositórios de informações que podem ser consultados por qualquer pessoa ou profissional da área. Como crítica se destaca o fato da interação, falta ainda um maior compromisso social, onde todos possam participar e criticar as idéias dos outros, buscando a construção coletiva do conhecimento. A troca de opiniões e a formulação de comentários aos posts dos colegas foram escassas.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
                    
          Concluo que, ao longo da disciplina me posicionei de acordo com o meu pensamento e fiz as postagens pertinentes relacionadas com o conteúdo da mesma. Tentei atender e dar consistência aos assuntos desenvolvidos, não fugindo da temática apresentada e demonstrando coerência quanto aos comentários e opiniões.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário